quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Então eu acordei e disse: Vou ser suporte!

Olá galera,

Bem vindos ao meu blog!

Eu sou jogador de League of Legends, entre idas e vindas, desde a season 1 e joguei em todas as posições no nosso Summoner's Rift. Comecei aprender melhor quando virei jungler do meu time e procurei aprender mais sobre como jogar melhor na posição. Meu time acabou e o tempo foi passando e uma vontade de se tornar melhor em uma posição especifica ficou e, depois de voltar a jogar em todas, eu decidi que eu queria mesmo é ser um bom suporte. Porque?

  1. É uma posição que você tem que pensar mais sobre quando e como fazer as coisas
  2. Ninguém quer ser suporte, ou seja, é mais fácil você conseguir pegar essa posição para treinar nos jogos normais
  3. Existe a skin Sona Arcade. Isso é motivo suficiente para se jogar de suporte.
Beleza, decidido em ser um bom suporte eu comecei a perguntar as pessoas " E ai? o que eu faço para ser um bom suporte?" (E deixo essa pergunta de maneira permanente no blog para todo mundo que quiser dar sugestão) Me disseram para ver stream de jogadores, ler muito teoria sobre suportes, wardar muito e jogar, jogar, jogar, jogar e jogar.

Mas achei tudo muito solto, sem um método de aprendizagem. E quero fazer esse método junto com vocês. Como aprendi nas minhas aulas de Direito e Contabilidade, tudo começa pelo significado das palavras. Para dominar o assunto você tem que dominar o significado das palavras do assunto. Nisso, me veio duas perguntas iniciais que serão o tema da próxima postagem:

  1. O que significa ser um jogador na posição suporte?
  2. O que define um campeão como suporte?
Bem, é assim que vai começar esse blog. Falem ai o que você acham e eu vou pesquisar também o que a comunidade LoL acha disso =D

Bem vindos ao Quero Ser Suporte! E um dia com um Layout melhor xD COMENTEM!

54 comentários:

  1. Concordo plenamente! Também amo ser suporte mas não sei por onde começar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a medida que esse projeto se desenvolva isso te ajude como vai me ajudar a ser um suporte. Estou apredendo também =D

      Excluir
  2. Bela iniciativa. *.* Eu tenho medo de aprender a jogar de suporte, pois um pequeno deslize na hora de ajudar seu ADC pode ocasionar um Double Kill e você ser xingado até a partida acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal não dá muito espaço para aprender, por isso, eu acho que precisa de um método para minimizar os erros. E também acho que todo mundo devia aprender a jogar de suporte primeiro.

      Excluir
    2. Se vc tem medo de jogard e support por isso, nunca jogue de jungle entao auhauhauhauhauh :)
      Jogar de suporte é divertido e vale a pena aprender, vai por mim ;)

      Excluir
    3. Realmente Marcos, jogar de jungle é ainda mais tenso que de suporte.
      Eu tenho tentado aprender a jogar de Tresh, mas é difícil, se eu erro 1 puxão o ADC xinga, é tenso tentar aprender assim... O pior é quando ninguém clica na lanterna. XD

      Excluir
  3. Bom eu começo sempre perguntando se o adc quer jogar agressivo ou recuado, vai de cada adc, gera mais custos + wards só que não deixa o adc inimigo "free farm", se estiver jogando em uma lane "agressiva" se for um sup com skills ou poke range (Sona, Janna, Karma) aproveite pra dar pokes, lembrando que Sona e Karma tem ótimos pokes, nunca fique atrás de seu adc, sempre ao lado ou na frente, justamente ja pra receber os pokes inimigos e seu adc pokear o adc deles livremente, tente sempre deixar pelo menos 1 brush da lane (Brushs Laterais) Wardadas, pra evitar gank inimigo por ali, eu prefiro wardar three brush de qualquer um dos lados e wardar perto ao dragão, pois tera uma visão do dragão e do inimigo se o mesmo vier pelo rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sinan! Com certeza usarei o conteúdo do seu comentário em alguma de minhas postagens =D

      Excluir
  4. Respondendo à pergunta: como ser um bom suporte.

    Pois bem, vamos começar falando da tela de picks. Normalmente o ideal é o support ser o last pick. Porque? O support carrega a maior utilidade do time, mecanicamente falando. Imagina se um support for anulado no jogo ao ponto de ter de deixar de comprar uma bota pra wardar? Vai aumentar consideravelmente as chances de ele ser pego fora de posição enquanto está wardando. Exemplo: first pick Sona. Eu não pensaria duas vezes em pegar Thresh ou Blitz como support pra ir na lane contra você, não apenas pelo fato de o hit box da Sona ser ENORME, mas pela vantagem mecânica, fazendo com que, na maioria das vezes, você ulte para tentar se salvar, ou então, posso optar por um ADC de poke como um Ezreal ou um support tipo Karma, forçando para que você siga para sustain ao invês de poke, mantendo sua mana sempre baixa e sua cura sempre em cooldown. Então um bom trabalho de support começa na tela de picks, entendendo mecânicamente, não só sua lane, mas os outros 9 jogadores e sua sinergia. Analisado os picks e escolhido seu herói, vc também precisa ter em mente: meu posicionamento será mais útil na front line, meio do time aliado ou full utility na backline? Continuemos com o exemplo da Sona. Uma Sona pode funcionar como poker na frontline para startar com seu ult dançante, pode ficar no meio do time aliado para um counter engage ( ou disengage como preferir ) guardando seu power chords para stackar com a cura e atacar o assasino inimigo que chegar perto com um gap closer, ou entao full utility na backline, sendo um spam happy de curas e movespeed na backline guardando todo o seu CC para proteger o ADC.
    Falei mais disso no post porque eu acho que todos estão fartos de ouvir falar sobre wards, jogue mais, etc... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw marcos! Com certeza a estratégia de Picks será algo abordado aqui futuramente. E acredito que seja um ponto negligenciado pela maioria das pessoas.

      Excluir
  5. bom, começei a jogar tem uns 3 meses, minha main line é suporte, desde o começo.
    para mim, oque significa ser um jogador na posição supor é basicamente aprender a jogar sem depender de itens basicamente.
    e oque define um campeão para ser suporte é ter habilidades (skills) quer proporcionem um efeito bom mesmo sem muito AP, como os ults da Sona, Theresh, Nami.
    a função é basicamente proporcionar um "good farm" pro seu adc, seja dando a ele um bom sustain ou sendo mais agressivo e impedido o adc inimigo de farmar. e proporcionando visão de mapa para que não seja gankado ou para gankar campeões fora de posição.

    essa é a minha visão de um bom suporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yuri. Pensarei nesses aspectos na montagem dos textos.

      Excluir
  6. Acredito eu que ser suporte significa pensar mais no seu time do que em você, você não esta ali pra ser o fodao, você esta ali para "curar e proteger" (by: Soraka)
    Pra mim, ser um bom suporte eh sempre deixar o campo visível pro seu carry, pra protege-lo de emboscada, eh estar junto com ele o máximo possível, principalmente nas team figths (se ele sozinho ja estiver muito bom, imagina com vc do lado omg omg)anyway.. mesmo forte.. ele precisa muito de você, sempre!
    no early game, se você for um suporte agressivo você vai fazer de tudo pra deixar a lane só pra você e seu carry dando pokes mil sempre que puder..
    E eu percebi que se o seu jungler começa pelo blue.. e vc warda o red pra ele.. ele vira seu amiguinho e vem tem ajudar na lane varias vezes!
    Outra coisa que eu não vejo muitos suportes fazendo, por orgulho ou não sei o que.. a vida do adc eh muito importante.. se vc puder morrer para salva-lo, morra.. msm sendo xingado de feeder dps, no final acredito que faça muita diferença
    Eu não sou o melhor suporte do mundo, mas me esforço muito pra ser reconhecida como um bom suporte, espero que depois que descobrir como ser um suporte bom, você compartilhe! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Mayume! Tem que ter um espirito de se doar mesmo. E outro aspecto que achei muito interessante foi você falar de "wardar o red do jungle" lembrando que o suporte é suporte do TIME e não somente do ADC. Pensarei nesses pontos nos próximos textos.

      Excluir
  7. Sou main sup, Tenho o dom para isso mas é complicado como ser um jungle.

    Acredito que para ser um bom sup é necessario tem uma atenção especial para ao adc e ao mapa todo, ter uma visão que geralmente MID/ADC e TOP não tem.



    Pode ter certeza que vou ser um dos mts que vão estar sempre presente no blog ;D

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Sou um jogador bem velho de MOBA e de LOL e gosto de ajudar as pessoas, quando sei o que estou falando xD bom, eu ensinei já bastante gente a dar seus primeiros passos e aos poucos vi que as pessoas normalmente tendiam em seguir +- essa linha de aprendizagem:

    Nível básico (No geral ~todas roles):
    Conhecimento do Champion -> Build, Talentos e Runas (nesta ordem) -> Comportamento em Lane ou jungle -> O grande trabalho árduo de se acostumar e aprender o que significa as gírias e siglas

    Neste nível o Player está mais preocupado em fazer o que é ordenado e não entender para o que realmente serve o champion, porque dos itens falados, porque dos talentos e maestrias e o porque do comportamento sugerido, ele esta na famosa fase "Um voto de confiança", ele esta apenas seguindo o comando de quem ele considera experiente no jogo e próximo o bastante para não xingar ele por tudo. Uma coisa importante de notar, é que a ward no nível básico é apenas um item que o player novo vai usar apenas quando pedirem, uma vez que ele não vê nem com visão que um inimigo esta vindo ataca-lo.

    Nível intermediário (Support Role):
    Conhecimento não só das habilidades do Champion, mas também dos combos e (para os mais avançados) até mesmo de combinações com ADC -> Locais básicos onde deve-se colocar ward (tri-bush, our-bush, enemy-bush, dragon, baron, river-bush) -> Alteração da build padrão
    No nível intermediário o Player já sabe o que o seu champion faz, em teoria, então já consegue trabalhar alguns combos e alguns players, por terem mais conhecimento que outros, já sabem que por exemplo Ezreal não possui CC, então já leva sua opinião própria (ou não) de o que usar de support ou como se comportar nesta lane. Já pela repetição de ser "ordenado" colocar a ward em lugares clássicos, o player vai entendendo o porque colocar wards ali e vai descobrindo aos poucos os principais locais de wards, como citei anteriormente eles. E por ultimo dessa parte, vem o que eu mais achei interessante, a primeira pessoa que eu ensinei que não tinha o minimo conhecimento em MOBA, foi minha namorada, um dia jogando com ela, depois de ensinar ela a jogar de Sona (champion que ela adorou de aparência, lol) e ela conseguir já se virar, pegar o nível intermediário, ela começou a modificar a build, achando que talvez esse item fosse melhor que aquele naquela ocasião, o que me impressionou muito e me deu muito orgulho também xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)
      Nível Avançado (Support Role):
      Foco em um estilo de jogo na role -> Procura de Guides alternativos -> Troca de lane para aprendizado
      No avançado o player já tem seu próprio jeito, alguns mais recuados e defensivos, outros mais vida loca e ofensivos, este jeito, não importa onde foi originado (top, mid, supp...) vai acompanhar o player nas roles que ele for. Tendo conhecimento pra entender o porque das coisas, ele vai começar a buscar outros conteúdos e assistir mais stream, por entender o que diabos está acontecendo nela, ou não assistir, depende muito do player. Um exemplo de build alternativo que eu recomendo e muito é este (recomendo a todos que gostam de support pelo menos dar uma olhada): http://www.solomid.net/guides.php?g=55365-xpecial-generic-build-guide
      E por último, mas não menos importante, quando você gosta muito de uma lane, normalmente é muito chato sair dela, ser obrigado a sair dela, mas infelizmente há coisas que você vai pegar mais fácil em outras lanes, como por exemplo: O famoso atacar e andar (famoso kite), você pega isso relativamente rápido de ADC e vai te acompanhar em todas as roles

      Mas, na minha opinião, o que vai realmente ajudar alguém a aprender é o quão longe essa pessoa quer chegar, a determinação, foco, persistência e a certeza do "Eu posso mais." é o diferencial em qualquer momento, não só no jogo, mas na vida. E infelizmente, não é porque não querem ensinar, mas sim porque é a verdade: Só se aprende procurando por si mesmo, olhando stream, lendo guide, vendo vídeo na internet, olhando campeonato, conversando com amigos e o mais importante: JOGANDO. A proposito, fica um vídeo motivacional pra galera que quiser: http://www.youtube.com/watch?v=50aaUzf1sXI

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Fábio, muito obrigado pelo seu comentário. Com certeza usarei o conteúdo nas postagem e a ordem que você colocou das Etapas de Evolução do jogador foi muito esclarecedor e com certeza vai ajudar a orientar os guias. =D

      Excluir
  9. Quando comecei a jogar League of Legends eu queria ser um daqueles players top laners que matavam todo mundo com seu ult, e blá blá blá, ou seja, queria ser um Darius, só que o suporte entrou na minha vida. *-* Eu amo ser suporte. Vou falar algumas coisas que eu penso ajudar bastante:
    - Primeiro você precisa ser calmo, eu sei que quer ajudar seu adc, mas vai com calma.
    - Nunca seja pego fora de posição, sempre esteja seguro, com a visão do mapa perto de onde você estiver.
    - Nunca corra atrás de itens, não queira fechar build tããão cedo, compre wards, wards, wards, wards. (eu por exemplo, fecho o rubi da visão e a bota de redução de cd e compro bastante wards, aos poucos vou fechando meus itens.)
    - Compre Elixir do Oráculo o mais rápido possível, pois enquanto o suporte inimigo gasta seu gold com Sentinelas simples e detectoras, vc as quebra com seu oráculo facilmente, maaaas, n invente de quebrá-las qqr hora, lembre-se de n ser pego fora de posição.
    - Use e abuse do Zoning, ou seja, zoneie bastante o adc inimigo, n o deixe farmar. Champs muito bons pra isso são: Thresh, Sona e Leona, mas nao quer dizer que os outros não façam tbm.
    - Foque sempre o seu adc. Ai vc me pergunta: "Como assim?" Isso mesmo, use todas suas skills para salvá-lo, e se vc for champ de Gap Close, tipo Leona ou Thresh, sempre vá até o adc inimigo e o entregue de bandeja ao seu adc. Só foque o suporte inimigo se ele falhar no posicionamento.
    - Não tenha pena de usar suas skills, ainda mais seu ult, pois skill saem do dc e voltam, kills nunca voltam.
    - Saiba como usar seu champ, jogue com vários, para poder aprender suas habilidades e na hora do jogo vc saber o cd do inimigo tbm. Se vc joga de Thresh e em um jogo o suporte inimigo está de Thresh, ao usar a Sentença vc saberá que seu cd é de 18/16/15/13/12, então da uma média de 15 segundos, então vc tem 15 segundos para fazer alguma coisa antes de voltar para a safe zone, e o mesmo pode ser feito com os outros campeões, por isso deve-se treinar com todos os suportes.
    - Jogue agressivamente com campeões agressivos e passivamente com campeões passivos. Você nao vai querer zonear o inimigo com uma Soraka ou uma Nami, que mesmo que tenha um poder de disengage muito alto, vai sofrer muito com o dano que vai receber, e tbm nao vai querer perder o potencial de uma Leona ou Thresh jogando la atrás, sem dar medo no inimigo.
    - Treine.
    - Treine.
    - Treine.
    - e... TREINE!

    Essas são umas das coisas que aprendi jogando de suporte, :)
    Eu jogo os campeões que tenham a possibilidade de dar suporte.
    Meus mains suportes são: Lulu, Leona, Thresh, Sona e Nami.

    Abraço! E conte comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e contarei com você sim! Essas dicas vão ser úteis nos demais textos e espero que o pessoal vá lendo os comentários também =D

      Excluir
  10. A minha visão de como se jogar de suporte, é simples, sempre proteja o seu adc, o problema de suportes agressivos é a proteção do seu adc (Leona,Thresh,Blitz) que tenha um cap close no seu inimigo pode ajudar, ou matar seu adc, na tf você é o unico que protege seu adc, lógico que se o seu time não ajudar; mas se você for o starter tipo leona, thresh e blitz seu adc pode ficar vulneravel. E sempre que estou de leona eu starto e volto pro lado do meu adc, não é questao de tankar o time, é questao de se sacrificar pro seu adc ficar vivo.
    Exemplo: estava no inibidor roxo inimigo, estava de leona, startei a tf, até ai tudo bem nós estavamos ganhando, mas eu vi uma lissandra indo pra cima do meu adc ( no meio da tf sempre tenha um olho no seu adc e um na tf prevendo os movimentos dos inimigos) ela usou o E, e logo usei meu E pra cima dela e todos a atacaram, e ganhamos a partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mano Pid. Essa questão de ser o starter e ao mesmo tempo lembrar de proteger o ADC é muito importante e com certeza estará em algum dos nossos textos. Conto com você =D

      Excluir
  11. Rapaz... boa iniciativa a sua.
    Eu pessoalmente ficava sendo escalado para suporte ou jungle pelo que "sobrava".. dai aprendi a gostar das duas posições e acredito q são as que jogo razoavelmente melhor delas.

    Respondendo aos seus questionamentos:
    1- Significa não ter sede de sangue, saber de doar, sabe que você está ali como arroz (só pra acompanhar) e que a vida de todos outros outros membros do time vale INFINITAMENTE mais do que a sua e que os itens deles CERTAMENTE valem mais do que os seus. E, mesmo você sendo só um arroz, um suporte ruim pode levar um adc bom ao lixo.. da mesmo maneira que um suporte bom pode trazer um adc ruim à vitória.

    2- Um campeão pra ser suporte precisa ter algum tipo de proteção, buff ou debuff que interfira em uma luta. Muitas pessoas pensam q suporte é apenas akele cara que cura (soraka, nami, taric...) mas não é bem assim, eu pessoalmente gosto MUITO de ser suporte de Galio (slow, aumenta as defesas de um aliado, dá speed e tem taunt em área, além de ele ter um bom sustain na lane) mas muitos outros tem incriveis aptidões para suporte e mesmo por não ter, não significa que não seja capaz de ser um suporte (se é que me entende, por exemplo, vi uma Caitlyn suporte uma vez e foi mto bem, por sinal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (continuando)
      Porém, independente do campeão, você precisa ter umas noções básicas:

      1- A mais obvia delas é evitar creepar ao máximo (com o intuito de deixar para o ADC), você só creepa caso seu adc tenha ido base ou morrido (o que não era pra ter acontecido) até porque compensa vc pegar o CS e o gold do que deixar pra torre, ou creepa tambem caso os inimigos tenham dado B ou morrido e seu ADC não se importe (ou seja, peça) de avançar a lane para que os oponentes percam o CS (meus amigos pessoalmente preferem assim e tem uma efetividade boa, vimos em campeonatos e tudo mais... porém os ADC random odeiam essa pratica.. enfim...)

      2- Não dê KS. Suporte precisa de assist, não de kill. O gold q vc ganha em um assist é SUFICIENTE para comprar TUDO que você precisará na partida. Os itens do ADC são bem mais caros que os seus, logo é melhor q ele mate mesmo.

      3- WARDE SEMPRE. Uma coisa importante DEMAIS. O ward é o que faz a diferença entre o bom e o mau suporte. Wards evitam ganks, possibilitam invasões, counter ganks, enfim, o conhecimento do mapa de permite MUITA coisa no jogo. Dica: Rubi da visão de dá 3 wards do burguer king (q tem refill e tal) isso economiza DEMAIS o seu dinheiro.. mas, n se restrinja APENAS neles pq os wards normais te permitem por 5 por vez.. entao.. se possivel tenha os 5 + o rubi e late game n tenha medo de vender o rubi p comprar todo de ward. Outra, PINK/oracle faz diferença pq do msm jeito q tem o counter gank, tem o counter ward e, alem de suportar bem, vc ta "cegando" o suporte alheio.

      Excluir
    2. (continuando)
      4- Não tenha medo de morrer. Se o seu ADC está sendo focado, se mate por ele. A regra é clara. A sua morte renderá menos gold pro time inimigo do que a dele. Mas aquela coisa, se ele não tiver salvação, fuja. É melhor matarem 1 do que matarem 2.

      5- Qualquer duvida que possa ser perigosa, a resposta é "Não". Tipo, "tou sem ward no dragão/barão, será q eles tão fazendo? Vou lá ver sozim..." NÃO. "O adc deles tá qse morto embaixo da torre... e o meu tá 1/2 do hp.. qua tal um dive?" NÃO. NÃO COMPENSA MORRER PRA PEGAR UMA KILL. fato. Já vi ADC frenetico se matar pra pegar kill e ainda dzr: "mas pelo menos matei".. ok ganhou UMA kill e o cara encerrou o killing spree dele e ganhou 500 gold de bônus ¬¬

      6- PRÁTICA. Obviamente lendo essas paradas, tudo é bonito, tudo é uma beleza, tudo é muito fácil e sempre se tem vitória. NÃO. Eu perco MUITO tb, nem sempre as coisas funcionam como deveriam.. O time oponente pode estar mais entrosado, ser premade e ter uma estratégia inovadora ou melhor, seu adc, mesmo no blind, pode pegar um counter.. e por ai vai. O que você tem que fazer é praticar pra melhorar em cada tipo de situação dessa.

      No mais, espero ter ajudado com umas dicas mais diretas ae.

      PS: Sona é MUITO boa mesmo.. mas me desestimulei com ela. Além dos nerfs a cura "automatica" dela numa teamfight as vezes curava o tank (pq cura quem tá c -% do hp) e acabava q o ADC morria... mas o ult e as auras dela continuam muito bons msm. Jogue MUITO de sona, é o suporte que acho melhor pra se aprender.. depois tente inovar com outros e descubra qual o que você considera melhor/mais divertido.

      Excluir
    3. Muito obrigado pelos seus comentários luís, foram realmente esclarecedores. Espero conseguir usá-los de maneira metódica para as outras pessoas do blog. Conto com você =D

      Excluir
  12. Acho que as coisas mais importantes pra se jogar de suporte são:
    Conhecer os "match-ups" e como se livrar de um ruim/se aproveitar de um bom, visão de jogo para poder acertar aquele puxão lá no adc com um Blitz ou aquele flash+crescendo em 5 para iniciar uma fight para seu time de Sona, e uma coisa que muitos esquecem mas é importante ter na cabeça: suporte não é Deus, nem sempre você vai poder salvar seu Carry e não adianta ficar se culpando por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! você dá o seu melhor e tem coisas que não tem jeito. E quanto mais entrosado os dois, menos essas coisas acontecem! =)

      Excluir
  13. eu acho a nami, a leona, e a soraka os melhores supps pra mim. Se for começar devia começar com o taric ou nami que tem um pacote de skils boas

    ResponderExcluir
  14. Morgana é o unico sup ( eu acho ) que é bom contra os malditos puxões de blitz e thresh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos descobrir isso aqui! Eu acho que leona é um ótimo counter dos dois, afinal, a leona quer mais é ficar perto do adc correto? =D

      Excluir
    2. Permita-me discordar :)
      Blitz e Thresh que são os counters de leona
      Se a Leona pula no ADC inimigo, ela é CC Heavy, mas não tem tanto dano quando um Blitz, por exemplo, e a duração do CC do Thresh é maior do que da Leona, então se ela startar no ADC inimigo, o seu ADC fica exposto demais e a chance de dar errado é bem grande. Se for pra pegar Leona pra jogar passivo, também não vale a pena.
      Eu particularmente gosto de jogar de Zyra\Alistar contra Blitz ou Thresh.
      Sobre o Alistar: o hitbox dele é ENORME então fazer o trabalho de bodyblock na lane é bem mais fácil. Se eles iniciarem em vc, seja feliz com seu combo de pulverize+headbutt no ADC inimigo, contando ainda com a quantidade mínima de dmg que vc vai receber devido ao ultimate :)
      Sobre a Zyra, jogue ATRÁS do seu ADC e espere iniciarem o fight. Assim que startarem encima do seu ADC, use o poder das plantinhas do Mario Bross no ADC inimigo e fale no chat: çoladinho BR
      ;)

      Excluir
    3. Eu discordo com o Marcos. Pela minha experiência como suporte, a Leona é um bom counter para blitz e thresh, principalmente Blitz. Vamos aos fatos:
      Normalmente, suportes agressivos não são muito bons em proteger seu ADC caso ele tome engage. Como o engage de uma leona é mais simples de acertar (blitz e thresh dependem de skillshots que pegam em minions tambem), caso seu adc tome engage, você não terá muito como protegê-lo, uma vez que seu combo será dificil de acertar devido à presença de minions na lane.
      Suporte mais defensivos como Janna e até mesmo a própria Zyra conseguem proteger melhor o adc em um possivel engage.
      Resumindo, uma boa Leona sempre irá tomar as iniciativas e dar engage, uma vez que o ADC não terá a proteção necessaria caso seu suporte seja um Blitz ou Thresh

      Excluir
  15. Mais tarde te explico sobre essa role maravilhosa ;)

    E não adianta, Lulu treinadore de dragões é melhor que sona arcade >.<

    ResponderExcluir
  16. LiS, Muito obrigado pelo seu comentário. São leitores assim que eu queria atingir, que são pessoas que sente necessidade de mais conteúdo atualizado e estruturado de como jogar de suporte. Acredito muito esse projeto vai ajudar muitas pessoas =)

    ResponderExcluir
  17. Gostei da ideia do Blog.
    Eu sempre jogava de supp, mas sempre tinha um ADC esquentadinho que aparecia no time e se você fizesse qualquer coisinha que pra ele não era pra um supp fazer, ou deixasse de fazer algo, já era motivo de ficar sendo xingado até o fim da partida e isso me irritava profundamente. Comecei então a jogar de ADC, não xingo o pessoal que não sabe dar suporte, mas imploro que me ajudem e só hahaha. Mas como você falou, é bem mais fácil conseguir pegar lugar de supp no time, então vou ir seguindo o que for apresentado aqui e tentar mandar ver ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que aqui você encontre coisas bacanas e pessoas também Náthaly =)

      Excluir
  18. Adorei!

    Vai me ajudar muito antes do lol nunca tinha jogado moba (é esse o gênero do lol né?), então não sei bm o q procurar pra aprendaer e tudo q aprendi foi na raça. Jogo cmo sup e adorei! Até tentei ir em outras lane mas sup me conquistou, acho q é pq gosto de ajudar os outros! kkkk

    Bem terminando parabéns pela iniciativa e sucesso... Estarei acompanhado o blog!

    ResponderExcluir
  19. Sobre que champions podem ser suporte, que você perguntou, na verdade a resposta é bem básica: champions não dependente de itens para fazer alguma coisa. Como assim? São champions que oferecem utilidade para ao time, sendo como C.C., curas, ou até mesmo dano. Por exemplo, Blitz consegue puxar alguém e fazer com que seu time mate-o antes mesmo da TF começar. A Sona tem a cura, a ult, e seu Q tem um dano base alto, fazendo assim que ela não precise de AP para dar dano com ele. O que você deve pensar é o que você pode adicionar ao seu time mesmo sem nenhum item mais útil. A Leona é tank por natureza e tem a W para dar armor e MR, e tem muito C.C., além da passiva que faz aliados darem mais dano sem nenhum item, AP, ou AD. Ou seja, é um champ que vai fazer uma enorme diferença, mesmo sem o gold proveniente de farms ou kills.
    Uma boa idéia é fazer uma postagem explicando sobre os itens ativos, que são core pros sup, comparando suas utilidades e para que servem em cada situação.
    BTW, muito legal a sua idéia. Espero que o blog vá para frente. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Trololo. Eu traduzi recentemente um texto do Dignitas sobre os itens ativos. Provavelmente o postarei aqui.

      Excluir
  20. Então sobre a pergunta... Ser um bom support é ser/ter tudo aquilo que seu adc queira/precisa. Se entender com seu adc ja é 60% do caminho andado. De resto é ficar atento ao jogo e ver itens para ajudar todos alem do adc e ficar atento com as wards.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa com certeza é umas das funções básicas de suporte. Se preocupar com isso é essencial.=)

      Excluir
  21. Devido a falat de habilidade em escrever rapido, acabei sempre caindo da função de suporte. Aqui vai minha opnião sobre o feito.
    há 22 horas · Curtir
    1. As prioridade do suporte são: tem sempre uma(s) ward(s) em seu inventário para dar visão do jogo; manter o time coeso e alerta com informações de MIA e estratégias rápidas(independente da onde seja); ter habilidades que melhorem o desemprenho do seu carry bebê (sendo curando, protegendo, aumento habilidades, posicionamento); sempre ter um item/habilidade para ajudar seu grupo a se reorganizar rapido para investida ou escape.
    há 22 horas
    2. Acho que para avaliar se um champ tem potencial para ser suporte é ter condições e prover utilidade para o time sem a ter grande necessidade de itens e farme.
    há 22 horas
    3. Existe para contrabalancear a bot lane. Já que o carru necessita de quase todo o gold possível, ele teria que ter alguem que o ajudasse isso sem tirar seu precioso gold.
    há 22 horas
    Minha opniões são bem basicas, mas qq coisa só perguntar.

    ResponderExcluir
  22. Bom, vou tentar dar algumas dicas de como jogar de suporte. Eu jogo ah uns 5 meses então vou falar o que aprendi.

    1. É importante para um suporte conhecer o campeão do outro suporte que esta na lane, pois se você souber o cooldown de alguma skill dele isso pode ser fundamental pra iniciar um 2x2.

    2. Tenha visão de jogo, olhe para o mapa constantemente. Seu adc so quer saber de farmar na lane, o mid na maioria das vezes tambem (então você tem que ficar ligado nos "mias") tente entender o jungle inimigo (se ele estiver no top e o outro suporte errar uma skill, inicie um 2x2)

    3. Não queime wards na lane. Como assim!? é o que eu falei olhe para o mapa "constantemente" se o jungle inimigo estiver no top e o mid estiver ganhando a lane, não tem necessidade de você wardar o rio, caso o jungle estiver mia e se você souber que o outro suporte colocou uma pink no rio, coloca ward na fog da lane e recue.

    4. Confie no poder de um exhausted, spells ganham um 2x2. Se o outro suporte gastar alguma spell atoa, tente ir pra cima.

    Acho que é isso, no decorrer do blog eu falo algo mais rsrs, meu nick no br é rafael77. Valeu!!

    ResponderExcluir